Prefeitura da Cidade do Recife

Instâncias de participação

A governança territorial é uma estratégia indispensável na construção de políticas urbanas regenerativas, inclusivas e sustentáveis.  Constitui, portanto, a capacidade de estabelecer pactos, agendas, redes de interesse coletivo, projetos estratégicos, sonhos e protagonismo na construção do futuro por meio da articulação de atores públicos, privados e da sociedade civil de forma sustentável e inclusiva .Por essa razão, um dos princípios de atuação do Programa Recentro é a criação de espaços de escuta e diálogo a fim de discutir temas estruturantes para o território. 

Atualmente o Programa Recentro possui três instâncias de governança em funcionamento:

Instância de Participação Cidadã do Recentro (IPCR)
É a principal célula de escuta social do Recentro, sendo o espaço onde os atores do território que possuem atuação estratégica no Centro têm a possibilidade de registrar e encaminhar demandas, discutir projetos e participar de debates sobre temas relacionados ao Programa. Participam atualmente da IPCR cerca de 90 atores, sendo que 70% desse quantitativo refere-se às entidades sociais, iniciativa privada, academia e coletivos organizados. Os demais perfazem um grupo constituído de representantes do poder público municipal e estadual. 

Câmara Permanente do Recentro no CEDEs Recife
Tem o objetivo de apoiar a formulação e o monitoramento de ações no âmbito do Recentro, com reflexões e orientações sobre questões estruturantes para regeneração do Centro. Ela é co-gerida pela titular do Gabinete do Centro e por um representante eleito entre os Conselheiros Eméritos do CEDES/Recife, respeitando-se os preceitos do art. 2º do DECRETO Nº 34.450, de 27 de março de 2021.

Comitê Integrado de Segurança para o Centro do Recife
Conta com a participação de 11 entidades, entre elas as forças de segurança estaduais e municipais, entidades de classe e secretarias municipais relacionadas ao tema. O objetivo é integrar as forças oficiais de segurança, representações comerciais e órgãos públicos estratégicos para planejamento e atuação cooperada e sistêmica, com vistas à melhoria da segurança no Centro do Recife.

Pular para o conteúdo