Prefeitura da Cidade do Recife

Projetos sociais

Habitacional do Pilar

O projeto de construção dos edifícios habitacionais na Comunidade do Pilar tem como objetivo garantir habitação digna e de qualidade para os seus moradores, contando com a entrega de 588 unidades residenciais, localizadas em quatro quadras da comunidade. Além disso, visando fortalecer as opções de lazer, cultura e comércio no Pilar, serão construídos novos equipamentos públicos, incluindo um Mercado, uma quadra poliesportiva, e um Centro de Visitação dos achados arqueológicos e do Forte de São Jorge, além da demarcação dos antigos casarios, valorizando o patrimônio histórico da região.

Praça do Pilar

A Praça da Comunidade do Pilar criou um espaço público acolhedor destinado ao lazer das crianças, dando a elas um local próprio para brincar e aproveitar seu tempo livre. O projeto foi inaugurado em julho de 2022, e conta com diversos mobiliários de lazer infantis, como gangorra, balanço e escorrego, além de banco de areia e área de paisagismo.
Desde sua inauguração, a Praça passa por contínuas ações de melhorias e manutenções, a fim de manter o espaço qualificado e cada vez mais apto a atender aos moradores. Uma dessas iniciativas foi a instalação de módulos de musculação em agosto de 2022, um mês após a abertura do local, por uma realização da Secretaria de Esportes em parceria com o Recentro.

Aliança pelo Centro do Recife – WRI

O projeto Alianças para Transformação Urbana busca envolver vários setores da sociedade, como prefeituras e secretarias municipais, moradores, setor privado, universidades, ONG’s, entre outros, para trabalharem juntos, buscando criar, testar e multiplicar soluções para os problemas das cidades. O consórcio responsável pela execução é formado pela WRI, IIED – Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, UNU – Universidade das Nações Unidas, DIE – Instituto Alemão de Desenvolvimento e o financiador dos recursos é o governo alemão através do Ministério de Meio Ambiente da Alemanha. Cinco cidades da América Latina integram o projeto: Buenos Aires, na Argentina; León e Naucalpan, no México; e Teresina e Recife, no Brasil. Nas cidades brasileiras, o projeto é coordenado pelo WRI Brasil, um instituto de pesquisa que transforma grandes ideias em ações através de estudos e desenvolvimento de soluções em florestas, cidades e clima. 

No âmbito de Recife, a responsável pelo projeto é a Aliança pelo Centro do Recife, que reúne representantes do WRI, Frente Parlamentar pelo Centro, IAB-PE, Cesar, Aries, Casa Zero, MTST, Gabinete do Centro (Recentro), ICPS e moradoras do bairro. A partir de dezembro de 2021, o grupo realizou diversos encontros com o propósito de definir o escopo de atuação da Aliança  e elaborar um diagnóstico do Centro do Recife, sendo definida a Comunidade do Pilar como o seu território de atuação.

Em 2022, foi implementado seu primeiro projeto, a Rota da Infância, que tem como escopo criar um percurso seguro para as crianças do Pilar, onde elas possam brincar e ter um caminho protegido que conecte o habitacional, a Escola-creche e a Praça da Comunidade. A ação teve o engajamento ativo do Recentro, resultando num mutirão realizado junto aos moradores em dezembro de 2022, quando foram desenvolvidas intervenções de urbanismo tático na Rua Primavera, a qual fica entre o habitacional e a Escola-creche do Pilar, destacando-se a instalação de novos bancos e a pintura da via com brinquedos infantis.

Antes da implementação da Rota da Infância
Depois da implementação da Rota da Infância

Durante o ano de 2023, a Aliança pelo Centro do Recife implantou 4 Grupos de Trabalho para implementar seus projetos catalisadores, sendo eles: Habitação resiliente e inclusiva; Ciclo Integrado de Resíduos; Rota da Infância e Espaço comunitário, estando o Recentro ativamente envolvidos nos 3 últimos.

No Grupo de Trabalho da Rota da Infância, foi dada continuidade ao desenvolvimento da Rota na Rua da Primavera, entregando seu primeiro trecho em outubro, mediante a realização de diversos mutirões junto à comunidade ao longo do ano. Em adição, foi iniciada uma escuta sobre o projeto da Rota com a equipe do Arquitetura Faz Bem em dezembro, durante o Festival da Aliança, evento celebrado no Pilar como um fechamento das ações da WRI em 2023.

Já no eixo de Ciclo Integrado de Resíduos, foi desenvolvida, em maio, uma oficina para os moradores da Comunidade do Pilar sobre cuidado com o lixo, buscando capacitar os participantes na gestão integrada de resíduos locais. Também nesse eixo, colocou-se em prática uma operação de capacitação feminina para o desenvolvimento de produtos de artesanato feitos a partir de materiais recicláveis, e a inclusão do seu trabalho nas feirinhas de artesanato que ocorreram no bairro no mês de dezembro.

Em adição, ainda foi implementada pela Aliança, em parceria com o Recentro, a Oficina Vivenciando o Recife Antigo, como parte do Encontro Brasileiro de Urbanismo Social, que ocorreu em maio de 2023. O projeto teve uma apresentação sobre o Pilar aos participantes, seguida de uma visita pela Comunidade, a fim de realizar um mapeamento de potencialidades e efetividades do local.

Desenvolvimento Urbano - Mutirão Recife/PE
Pular para o conteúdo