Prefeitura da Cidade do Recife

O Projeto Rota do Comércio tem como objetivo promover e divulgar  os principais núcleos de comércio do Centro do Recife, além de facilitar o acesso da população a um dos mais tradicionais centros de compras da cidade. As principais ruas que participam desse projeto são: Rua da Imperatriz, Rua Nova, Rua Duque de Caxias, Pátio do Livramento, Rua da Penha, Rua das Calçadas, Rua da Concórdia e Rua da Palma.

A partir de maio de 2023 foi implementada a plataforma digital Rota do Comércio, foi desenvolvido um mapa interativo contendo todas as lojas, atrativos turísticos, paradas de ônibus, estacionamentos privados e zona azul existentes na área. Atualmente, a plataforma conta com 64 ruas, totalizando 1.093 novas lojas, nos bairros de Santo Antônio, São José e Boa Vista. A plataforma busca garantir visibilidade a todos os estabelecimentos dos bairros, não apenas as principais ruas de comércio da região.

A plataforma interativa Rota do Comércio é uma realização da CDL Recife, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio do Programa Recentro e com apoio técnico da Emprel e RAJ Tecnologia.

A implementação da Rota a partir maio de 2023, foi seguida de ações intensivas de zeladoria e melhorias de infraestrutura nas ruas integrantes, como a obra de drenagem na Rua da Concórdia, e a pintura de mural Colorindo o Recife na esquina da Rua Nova, em parceria com a Secretaria Executiva de Inovação Urbana.

Além disso, também foram promovidas ativações no percurso, a fim de dar visibilidade ao comércio dos bairros centrais, estimulando a movimentação de pessoas e recursos no local.  Em 2022 foram realizadas 2 ativações durante o São João e o Dia das Crianças, e em 2023 foram mais 6 eventos: Carnaval, Aniversário do Recife,  Dia das Mães, Dia dos Namorados e São João, Dia das Crianças e Natal. Já em 2024, aconteceram mais duas edições no Carnaval e no Aniversário da Cidade, em fevereiro e março, respectivamente. 

A partir de maio de 2024, as ativações ficaram a cargo do Viva o Centro, novo projeto que promove um evento itinerante pelas ruas do Centro para movimentá-las com uma programação diversa, incluindo feira de pequenos produtores, atendimento de saúde e brinquedos infantis. As edições realizadas foram na Rua da Imperatriz (abril/2024), Rua Nova com Rua Imperatriz (maio/2024), Rua Duque de Caxias (junho/2024), Praça Dom Vital (julho/2024) e Rua Duque de Caxias novamente (setembro/2024).

Um dos principais projetos implementados para a Rota em 2023 foi a Jornada Marketing do Futuro, um capacitação de nove aulas sobre inclusão digital direcionado aos lojistas da região central de Recife, a fim de engajá-los no uso de plataformas digitais para projetar suas vendas para mercados externos, impactando diretamente no faturamento da empresa, como também fortalecendo a economia local. A 1ª turma foi realizada entre junho e setembro de 2023 com a participação de 50 empresas, sendo articulada a próxima edição para o primeiro semestre de 2024.

Em dezembro de 2023, foi implementada na sinalização da Rota Histórica-Cultural, contando com a inclusão da Rota do Comércio, uma iniciativa organizado pelo Recentro e pela Secretaria do Turismo e Lazer para criar um roteiro pelos bairros do Recife, Santo Antônio e São José, valorizando sua identidade através de edificações, pátios e monumentos históricos. Faz parte do projeto a indicação do percurso das principais ruas de comércios, e dos atrativos próximos.

Dentre os novos projetos implementados em 2024, além do Viva o Centro, houve a instalação de placas afetivas em pontos emblemáticos do Centro que resgatem a memória afetiva das pessoas. A primeira edição da iniciativa valorizou 11 espaços gastronômicos, entre eles as tradicionais Padaria Imperatriz e As Galerias, onde é servido o famoso maltado. 

Ademais, está em andamento o projeto Intervencentro, com o objetivo de instalar mobiliários urbanos em espaços de convívio público no Centro, visto que sua presença agrega qualidade e conforto ao pedestre. Já foram entregues os mobiliários da Travessa do Forte, Rua da Carioca, Largo da Carioca e Rua Duque de Caxias em setembro de 2024. Pretende-se entregar ainda os conjuntos da Rua Nova, Rua das Flores, Rua da Imperatriz, Rua Bulhões Marquês, Rua do Hospício e Rua do Sol ao longo de outubro e novembro de 2024.

Pular para o conteúdo