A cooperação entre o Recife e a cidade francesa de Nantes, que oficializou o estabelecimento de uma relação de cidades irmãs, é um marco de colaboração e entendimento mútuo. Inicialmente sancionado em 2003, este acordo foi renovado em 2011 e 2019, reafirmando o compromisso de ambas as cidades em fortalecer laços e trabalhar juntas em prol do desenvolvimento sustentável. Essa parceria é guiada por princípios de relações internacionais que têm como objetivo promover a cooperação nos âmbitos cultural, econômico e urbano.
Desde o seu lançamento em 2003, uma série de projetos têm sido desenvolvidos para fomentar a identidade cultural e promover o intercâmbio entre as duas cidades. Exemplos notáveis incluem a associação cultural MacAiba de Nantes e a criação da Biblioteca Comunitária de de Caranguejo Tabaiares. Essa colaboração se estendeu para além das fronteiras, com representantes de ambas as cidades participando de eventos como produções cinematográficas, seminários, festivais, exposições e até residências artísticas no Museu de Arte Moderna do Recife.
Em 2011, a renovação do acordo de cooperação trouxe continuidade a esses esforços conjuntos. Missões técnicas foram organizadas, proporcionando visitas recíprocas às cidades, permitindo que especialistas compartilhassem conhecimento e experiências. Além disso, eventos culturais e festivos, como a “Festa Nordestina” em Nantes, fortaleceram ainda mais os laços entre as cidades. Reuniões estratégicas em temas urbanos e econômicos também ocorreram, e o Projeto Ficol foi lançado, facilitando o financiamento de projetos conjuntos.
A renovação de 2019 consolidou ainda mais essa parceria, mantendo as missões técnicas, residências artísticas e projetos Ficol em andamento. A colaboração cultural e participação em festivais culturais continuaram a florescer. O ano de 2020 trouxe uma notícia significativa com o financiamento do Projeto Ficol pela AFD, garantindo a continuação de intercâmbios e projetos até 2023.
Atualmente, as cidades irmãs estão se preparando para a 3ª Missão Técnica da Cooperação. A delegação de Nantes visitará o Recife em outubro deste ano, participando de eventos importantes, como o festival REC’n’Play, o Seminário de Cidades Não Sexistas (promovido pela Prefeitura do Recife) e o ELI Summit (promovido pelo SEBRAE). Além disso, estão programadas reuniões estratégicas com parceiros locais. Como parte desse encontro, está prevista a assinatura de um novo termo de cooperação, reafirmando o compromisso mútuo de desenvolver projetos nas áreas de cultura, combate à desigualdade social e transição ecológica. Essa parceria contínua entre Nantes e Recife é um exemplo inspirador de cooperação internacional e construção de um futuro melhor.