As Placas de Lugares Afetivos, têm como objetivo destacar locais marcantes na memória afetiva dos moradores e visitantes, instalando placas que contam histórias pessoais ligadas a pontos específicos da cidade. Essas placas apresentam relatos de memórias que remetem ao cotidiano, à história local e ao pertencimento cultural, contribuindo para uma conexão mais profunda entre o público e os espaços urbanos.
Seu lançamento aconteceu no dia 04 de maio, o Prefeito João Campos e a Chefe do Gabinete do Centro Ana Paula Vilaça estiveram presentes na inauguração do projeto criado pelo Gabinete do Centro. A primeira etapa do projeto Placas afetivas, teve como foco os restaurantes. A ideia era instalar as placas em locais com forte valor histórico e cultural do centro, os restaurantes selecionados foram:
- Chá Mate Brasília;
- Duque Café;
- Restaurante Leite;
- Teatro Mamulengo;
- O Buraquinho;
- Padaria Brotfabrik;
- Café do Mercado;
- Restaurante de São Pedro;
- As Galerias
- Padaria Imperatriz
Como resultados, o projeto aumentou a apreciação e o engajamento da população com o espaço urbano, tornando o centro mais acolhedor e significativo para os visitantes, permitindo que mais moradores compartilhem suas histórias e contribuam para a construção da memória afetiva da cidade.