“Recife ganha impulso educacional e revitalização urbana com novo campus do IFPE O Gabinete do Centro do Recife, em parceria com o IFPE, o IPHAN, a FUNDARPE e a SEPUL, realizou uma visita técnica aos icônicos edifícios do Cine Art Palacio e do Trianon, na Avenida Guararapes. Esses edifícios históricos, desapropriados pela Prefeitura e transferidos ao Ministério da Educação (MEC) no ano passado, vão abrigar a nova unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Recife.
Esse projeto faz parte de duas importantes iniciativas: o Programa Recentro, iniciativa municipal que busca a revitalização do centro da cidade, e o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), no âmbito federal. O projeto de recuperação e adaptação dos prédios está sendo desenvolvido pela equipe técnica da Prefeitura, e será executado pelo MEC, com o objetivo de respeitar os elementos históricos, enquanto promove uma ocupação funcional e eficiente.
O prefeito João Campos destacou a importância cultural do projeto, com a formalização da doação dos dois prédios, entre os quais o Cine Art Palácio, que terá sua sala de cinema recuperada para oferecer sessões gratuitas à população. Além do impacto no setor de educação, a construção do Campus Recife terá efeitos diretos na economia local, gerando empregos e renda no setor da construção civil. Uma vez inaugurada, a unidade será catalisadora de desenvolvimento econômico e social no centro histórico da cidade.
Ana Paula Vilaça, chefe do programa Recentro, celebrou o avanço, destacando que essa ocupação trará estudantes, professores e a reativação econômica da região, devolvendo à cidade dois edifícios emblemáticos e significativos para a paisagem urbana do centro. Esse projeto reforça o compromisso de preservar o patrimônio histórico e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento educacional e urbano em Recife, marcando um novo capítulo para a Avenida Guararapes e para o coração da cidade.
Anunciado em março de 2024, o Novo PAC prevê investimentos significativos para a expansão e melhoria dos Institutos Federais em todo o Brasil. Pernambuco receberá seis novos campus em diferentes municípios, entre os quais Recife, com a meta de criar 1.400 novas vagas apenas nesta unidade. Ao todo, 140 mil vagas serão oferecidas nacionalmente, em cursos técnicos integrados ao ensino médio, promovendo maiores oportunidades educacionais.
