A equipe do Programa Recentro participou de uma visita técnica à Basílica e ao Convento do Carmo, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. A agenda foi realizada a convite do Frei Cidmário, em continuidade às tratativas iniciadas durante a celebração de Nossa Senhora do Carmo, quando o Frei apresentou ao prefeito e ao vice-prefeito as principais demandas de reforma para o conjunto religioso.
A visita contou com a presença do vice-prefeito Victor Marques, da secretária de Cultura do Recife, do presidente da URB, da chefe do Gabinete do Centro e de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na pauta, foram discutidas possibilidades de colaboração entre a Prefeitura do Recife e a comunidade religiosa, com foco na reabilitação da Basílica e do Convento.
O diálogo também considerou a articulação com o contrato já vigente entre a URB e o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que inclui a requalificação do Pátio do Carmo, intervenção que será acompanhada pelo Iphan. A proposta é integrar esforços para preservar o valor histórico e arquitetônico do espaço, fortalecendo o território como um importante patrimônio cultural da cidade.


Créditos: Izabele Brito