Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Viagem a Nantes

Viagem a Nantes

A Prefeitura do Recife realizou uma missão oficial à cidade de Nantes, na França, para concluir a execução do projeto FICOL 1 e marcar o início de uma nova fase de cooperação entre as duas cidades, com a aprovação do FICOL 2. A nova etapa amplia o escopo da parceria em eixos estratégicos como transição ecológica, justiça social e inovação urbana, reafirmando o compromisso mútuo com o desenvolvimento sustentável e inclusivo.

O projeto VUCO Lab – Viver o Urbano Caminhando e Ocupando – foi uma das principais iniciativas dessa parceria. Financiado pelo programa FICOL (Facilidade de Financiamento das Coletividades Territoriais Francesas), da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), o VUCO transformou cerca de 500 metros do centro do Recife, entre a Praça do Diário e o Pátio de São Pedro, em um verdadeiro laboratório urbano de intervenção temporária. A proposta integrou arte urbana, mobiliário feito de plástico reciclado, sombra têxtil, iluminação e dispositivos de segurança, criando um espaço mais seguro, acessível e inclusivo — especialmente para mulheres e grupos em situação de vulnerabilidade.

A experiência, considerada uma das pioneiras no Brasil em cooperação internacional no formato de laboratório de prototipagem urbana, foi resultado da articulação entre a Prefeitura do Recife, Nantes Métropole, a agência francesa SAMOA, ARIES, Casa Criatura, Porto Digital, Universidade Católica, Cesar School e coletivos urbanos dos dois países.

Durante a missão, o Secretário de Relações Institucionais, Raul Henry, o Secretário Executivo de Relações Internacionais, Marcos Toscano, e representantes do Gabinete do Centro do Recife, incluindo a secretária Ana Paula Vilaça e a gerente de comunicação Bruna de Oliveira, apresentaram os resultados alcançados com o FICOL 1 e avançaram nas articulações para a implementação do FICOL 2, já aprovado pela AFD.

A cooperação entre Recife e Nantes, iniciada em 2003 e renovada oficialmente em 2023 com um novo acordo-quadro válido até 2027, segue como referência internacional em diplomacia entre cidades, inovação urbana e articulação estratégica para a construção de cidades mais resilientes e equitativas.