Mercado de São José – O trabalho de requalificação do Mercado de São José foi iniciado em janeiro de 2024 e está sendo realizado em etapas. Atualmente, estão sendo efetuadas intervenções no setor de artesanato do local. As obras estão sendo realizadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), e vão contemplar todos os 403 boxes existentes. Os trabalhos incluem a reforma dos banheiros, restauração dos elementos de ferro, vidro e madeira, além da requalificação total do imóvel e das fachadas do mercado. Também serão feitas novas instalações elétricas, lógicas, hidráulicas e de incêndio.

O equipamento ocupa uma área de 4,6 mil metros quadrados (dos quais 3,5 mil metros quadrados são cobertos), dividida em dois pavilhões, além de um pátio externo. O projeto irá preservar a estrutura dos elementos do Mercado. 

Uma parceria foi firmada entre a Prefeitura do Recife e o Ministério da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para um investimento de R$ 20 milhões através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para restaurar o equipamento.

*Rota Histórico Cultural – O projeto de sinalização Rota Histórico-cultural, interliga pontos históricos de grande expressão artística, cultural e histórica dos Bairros do Recife, Santo Antônio e São José. Essa sinalização é uma grande oportunidade de turistas e cidadãos conhecerem mais um pouco uma parte do Recife rica em cultura e tradição.

A rota conta com aproximadamente 8km e tem o primeiro trecho inaugurado em um percurso de aproximadamente 3km. Foram instaladas 4 tipos de placas no intuito de demarcar esse trajeto,3 mobiliários urbanos, 40 direcionais de chão, 12 placa de esquinas e 4 placas aéreas, no qual fazem alusão a campanha “Vem que o Centro Tem”, criada com o intuito de promover as facilidades e versatilidades do nosso centro histórico. Nas placas é possível observar informações local, além de um QR CODE que direciona o usuário ao aplicativo Recifeando e ao site do Visit Recife, tendo em vista que todo projeto foi realizado em parceria com a SETURL.

Placas Lugares Afetivos – Instaladas em pontos emblemáticos do Centro do Recife que resgatem a memória afetiva das pessoas, a primeira edição do projeto valorizou 10 espaços gastronômicos do Centro, entre eles os tradicionais Padaria Imperatriz e As Galerias, onde é servido o famoso maltado. Locais contemplados: Chá Mate Brasília, Duque Café, Restaurante Leite, Bar Teatro Mamulengo, As Galerias, Restaurante São Pedro, O Buraquinho, Padaria Botfabrik, Café do Mercado e Padaria Imperatriz.

Os Sinos Tocam no Centro – Esse projeto permite que os visitantes das Igrejas do centro do Recife vejam a cidade por um outro ângulo, das torres sineiras. Logo à entrada de cada igreja, o visitante é recebido por guias bilíngues do Projeto Recife Sagrado, que apresentam os aspectos históricos e religiosos dos monumentos e em seguida são encaminhados às torres sineiras das igrejas. Às 15h, as cinco igrejas participantes do projeto realizam um espetáculo sonoro, tocando simultaneamente seus sinos, que ressoam por toda a cidade. 

Integram o circuito os seguintes templos: Basílica de Nossa Senhora do Carmo, Igreja do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio, Concatedral de São Pedro dos Clérigos, Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares e Igreja da Madre de Deus. 

Casa Cor – A CASACOR reúne, anualmente, arquitetos, decoradores e paisagistas que criam ambientes inspirados por um tema. São vinte franquias espalhadas pelo Brasil. Em 2022 e 2023 a CASACOR ocupou o icônico Edifício Chanteclair, localizado no Bairro do Recife. Em 2024, o evento aportou no Edifício Palazzo Itália. Anualmente a Prefeitura do Recife, por meio do Recentro, patrocina o evento. 

Pular para o conteúdo