De modo online, a Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais realizou, em agosto deste ano, sua primeira reunião ordinária após ter sido formalmente estabelecida durante o Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais. A reunião inaugural teve como foco o balanço do evento de fundação e a definição das atividades prioritárias até dezembro de 2024. Composta por nove cidades brasileiras, a Rede foi criada para promover a reabilitação e revitalização das áreas centrais urbanas, impulsionando um desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Em setembro, nos dias 1º e 16, ocorreram reuniões com o Grupo de Trabalho (GT) para estruturar o Regimento Interno da Rede e definir o processo de admissão de novos membros. O objetivo é ampliar a participação de cidades interessadas em iniciativas de reabilitação urbana, fortalecendo o impacto das ações da Rede em todo o país. Esse Grupo de Trabalho conta com a colaboração de representantes do Gabinete do Centro do Recife, da Fundação Mário Leal Ferreira de Salvador, da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (SEMISPE) de São Luís e do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID).
Reuniões como essa destacam o compromisso das cidades envolvidas em compartilhar conhecimentos, experiências e boas práticas. Por meio dessa rede colaborativa, os municípios buscam desenvolver diretrizes conjuntas que ajudem a transformar as áreas centrais em espaços mais atrativos, seguros e funcionais, criando um ambiente urbano que valorize a cultura local e favoreça a qualidade de vida dos cidadãos.