A equipe do Gabinete do Centro do Recife, liderada por Ana Paula Vilaça, se reuniu com o novo superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco, Fernando Medeiros, para reafirmar os compromissos de cooperação entre os órgãos nas ações voltadas à preservação e valorização do patrimônio cultural da cidade.
O encontro teve como foco o fortalecimento da parceria institucional para intervenções em áreas e equipamentos localizados no território do Recentro — zona central tombada por lei federal —, reconhecida por sua importância histórica e arquitetônica para o país.
Entre os projetos discutidos estão iniciativas como o Bom Jesus em Cores, que promove a revitalização da Rua do Bom Jesus, o programa Intervencentro, o atendimento integrado do Atende Recentro e as ações de requalificação do Mercado de São José. Também foram abordadas futuras iniciativas de educação patrimonial, manejo de achados arqueológicos e outras intervenções previstas em áreas protegidas.
A reunião reforça o alinhamento estratégico entre o município e o Iphan, com foco em garantir que as transformações urbanas respeitem e celebrem a memória histórica do Recife, valorizando seu patrimônio material e imaterial enquanto promovem o desenvolvimento do centro da cidade.