Habitação
PPP Morar no Centro – Está sendo desenhado um estudo para reaproveitamento de imóveis no local para moradia de interesse social, sendo Recife a primeira capital do país escolhida pelo Governo Federal para implantar a modalidade deste tipo de habitação. A expectativa desta PPP é que sejam geradas mais de 1.000 novas unidades habitacionais. O estudo envolve o retrofit de 3 imóveis (Edf. Tabajara, Rua Siqueira Campos, s/n; Pátio 304, Rua Siqueira Campos, 304; Av. Dantas Barreto, nº 1080) e a construção de dois novos. A Prefeitura arcará com um percentual que pode ir até 80% do valor do aluguel para cada família. Ou seja: o Recentro visa atrair diferentes classes sociais e diferentes tipos de moradia e empreendimentos para o território.
Habitacionais – Também foram entregues aproximadamente 800 novas unidades de moradia por meio do lançamento dos conjuntos habitacionais Sérgio Loreto e Vila Brasil. Além disso, a Prefeitura avançou na construção de mais 256 unidades habitacionais para a comunidade do Pilar.
Iniciativas privadas – A região central também tem recebido projetos, sobretudo com foco na habitação, como Moinho Business & Life, Flat São Domingos, Novo Recife e outros, que vão criar cerca de 3 mil novas unidades habitacionais, além dos leitos de hotelaria, com o Novotel Marina, Motto By Hilton e outros empreendimentos.