Prefeitura da Cidade do Recife

Prefeitura do Recife entrega Parque de Esculturas totalmente requalificado

Um dos museus a céu aberto mais importantes do país, o Parque de Esculturas Francisco Brennand foi reaberto ao público, após passar por uma grande requalificação. O acervo conta com cerca de 100 peças feitas em cerâmica e bronze. Com um investimento na ordem de R$9,5 milhões, o equipamento ganhou novo píer, banheiros, bicicletário e bancos, além de melhorias na estrutura física e restauro das peças de arte.

Na reabertura, o Prefeito João Campos destacou: ” Cuidem, foi refeito com muito carinho pra vocês”. O local tem uma área total de 2,6 mil m², distribuídos linearmente em 500 metros, o Parque de Esculturas é um importante atrativo turístico da capital pernambucana. As obras, iniciadas em 2021, foram coordenadas e executadas pelo Gabinete de Projetos Especiais (GABPE), e contaram também com o trabalho da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

O processo de reconstrução, produção, requalificação e restauro de todas as obras foi realizado pelo também artista plástico e coautor do Parque, Jobson Figueiredo. A de maior destaque é a Coluna de Cristal, com 32 metros de altura, cujas flores são confeccionadas em bronze. As outras são ovos, pelicanos, tartarugas, atobás, totens e a icônica serpente marinha de 22 metros. O Instituto Oficina Francisco Brennand também fez parte deste processo de restauro, na orientação da reforma e tratamento do acervo.