O projeto do Memorial da Engenharia em Pernambuco começou a tomar forma com o início da primeira etapa da obra de restauração do prédio escolhido para abrigar a entidade. Esse tema foi debatido na Rádio Jornal pela chefe do gabinete do centro, Ana Paula Vilaça, o presidente do CREA Pernambuco, Adriano Lucena e o reitor da UPE, Alfredo Gomes. As obras, que já começaram, é com o objetivo de recuperar a fachada da edificação, localizada no bairro da Boa Vista, no centro do Recife.
O memorial vai funcionar no prédio da antiga Escola de Engenharia de Pernambuco, o número 371 da Rua do Hospício. O imóvel pertence à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que liberou R$ 295 mil para a primeira fase da obra.
Na ocasião foi debatido, além do ganho que terá o centro do Recife no valor urbano e cultural, já que será integrado a outros equipamentos importantes e próximos a ele, como o Mercado da Boa Vista, a Casa de Clarice Lispector, o Teatro do Parque e o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP).