O Plastic Odyssey, em sua expedição mundial contra a poluição plástica, esteve no Brasil, unicamente em Recife, de 28 de abril a 25 de maio. Durante sua parada foram feitas diversas atividades, entre elas:
Exposição “Baús do Tesouro”: foi montada na Casa Zero de 5 a 15 de maio, trazendo objetos e soluções de todo o mundo para reciclagem do plástico. A exposição, que foi gratuita e aberta a todos, contou com novos acréscimos referentes às iniciativas brasileiras e principalmente recifenses de reciclagem de plástico.
Visitas de escolas: Durante sua passagem por Recife, o Plastic Odyssey recebeu a visita de mais de 200 alunos de 5 escolas diferentes da Rede Municipal de Ensino. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o processo de transformação do plástico dentro do navio e compreender a importância dessa iniciativa na luta contra a poluição plástica.
Visitas a cooperativas e centros de triagem de resíduos: Durante sua estadia em Recife, a equipe do Plastic Odyssey teve a oportunidade de visitar iniciativas como Palha de Arroz e conhecer de perto o trabalho realizado. Além disso, foram feitas visitas à DLU (Divisão de Limpeza Urbana) e entender como funciona o processo de coleta e reciclagem de lixo na cidade, e ao aterro sanitário e Central De Tratamento de Resíduos de Muribeca.
Visitas: O navio também recebeu a visita de diversos representantes de secretarias, entidades e órgãos, como a vice-prefeita, a Chefe do Gabinete do Centro, a Secretaria de Meio Ambiente, a Capitania dos Portos, o Porto do Recife e a Emlurb. Essas visitas foram de extrema importância por possibilitar uma troca de aprendizado entre essas instituições.
Formação: De 9 a 12 de maio, a equipe da expedição ofereceu um programa de treinamento em técnicas de reciclagem para empreendedores locais, contribuindo assim para o desenvolvimento de habilidades e a promoção de uma gestão sustentável de resíduos plásticos.