O Recentro tem contribuído para tornar a área central da cidade ainda mais pulsante com a captação e promoção de eventos e ativações culturais, com mais de 1.000 eventos apoiados ou realizados e mais de 4.5 milhões de pessoas atingidas entre dezembro de 2021 e julho de 2024.
Viva a Guararapes – Iniciativas para tornar o território ainda mais atrativo para se viver e visitar, como o “Viva a Guararapes”, ofereceram dias de lazer na Avenida Guararapes, a ciclofaixa de Turismo e Lazer que, aos domingos, bloqueia diversas ruas a fim de valorizar a caminhabilidade e o lazer em família, dentre outros. O Viva a Guararapes realizou, ao todo, 20 edições e já recebeu mais de 250.000 pessoas ao todo.
Viva o Centro – evento itinerante que tem como objetivo ativar importantes corredores de comércio do Centro do Recife, como Rua da Imperatriz, Rua Nova, Duque de Caxias e Praça Dom Vital, sempre aos sábados. O evento oferece um dia de lazer com diversas atividades recreativas e esportivas, além de serviços para a população nas áreas de saúde e orientação jurídica. Mais 30 mil pessoas já foram atingidas pelo Viva o Centro.
Dia das Crianças no Centro – A Praça Dom Vital, no bairro de São José, foi palco de uma série de atividades infantis para celebrar o Dia das Crianças. O evento ofereceu um dia repleto de diversão e brincadeiras para os pequenos. Entre as atrações foram oferecidas recreação, pula pula e a animada apresentação da “Orquestra dos Bichos”. Além disso, o comércio do Centro do Recife esteve em pleno funcionamento, com mais de 60 lojas abertas, oferecendo opções de compras para quem pôde aproveitar o dia para garantir presentes ou aproveitar as promoções especiais.
São João na Av. Rio Branco – Após o sucesso do primeiro São João na Avenida Rio Branco, em 2023, a festança junina de 2024 retornou com Sala de Reboco ainda maior e recheada de programação. O São João do Recife de 2024 contou com Vila Junina, Sala de Reboco e Corredor Instagramável na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, além de atrações nas ruas adjacentes, como polo gastronômico, polo infantil, segurança e ações da Secretaria da Mulher. Os 18 dias de festejo, programado e decorado com muito capricho, contou com uma programação típica do São João nordestino, ideal para toda a família.
Vila Natalina – No período natalino a Av. Rio Branco, no bairro do Recife, foi montada uma vila cenográfica com 14 casas, cobertas por um céu estrelado por cordões luminosos, com fachadas coloridas pelo verde e vermelho natalino. A via ganhou ainda túnel luminoso em formato de árvore natalina. Foram instalados também presépio e palco para apresentações, que ficou na base da árvore de Natal, no final da rua, perto do Marco Zero.
Além da decoração, nos finais de semana aconteceram apresentações natalinas, como pastoril, Cavalo Marinho, e também a presença do Papai Noel. A vila de Natal também contou com a Gastronomia Natalina sob a curadoria do chef Adré Britto, do Restaurante Ôge.
Esquadrilha da fumaça – Para celebrar o aniversário do Recife, a Esquadrilha da Fumaça realizou no Marco Zero, no bairro do Recife, um espetáculo realizado por aeronaves da Força Aérea Brasileira.
Realidade Aumentada – Instalado no Cais da Alfândega o totem conta com um QR Code que proporciona uma experiência diferenciada aos turistas e recifenses: reviver a paisagem do Recife com o Arco da Conceição. A funcionalidade ocorre da seguinte forma: ao abrir a câmera do celular, o usuário faz reconhecimento de uma superfície plana e, em seguida, o reconhecimento do Arco que aparecerá em 3D.
Lab VUCO – A partir de uma Cooperação Internacional com Nantes, na França, a Prefeitura do Recife anunciou uma intervenção urbana no centro da cidade, saindo da Praça do Diário em direção ao Pátio de São Pedro chamada V.U.C.O. – Viver o Urbano Caminhando e Ocupando. O principal objetivo com a experimentação é resgatar o Centro do Recife e fazer com que as pessoas voltem a viver o coração da cidade. No dia 28/09/24, durante a edição do Viva o Centro, foi lançado oficialmente o projeto para a sociedade, com a instalação de mobiliários urbanos na Rua Duque de Caxias e Pátio do Livramento produzidos com duas toneladas de resíduos reciclados.
Circuito Megamurais – O Circuito de Megamurais é uma rota de visitação das obras de arte que embelezam edifícios de visibilidade pública na cidade. Os megamurais apresentados são resultados do primeiro edital público de Pernambuco, lançado em setembro de 2021 pela Prefeitura do Recife, que está transformando a cidade em uma grande galeria de arte a céu aberto. o Circuito de Megamurais está distribuído em nove pontos no Centro do Recife, localizados nas ruas do Hospício, Princesa Isabel, União, Saudade, Riachuelo, e na Avenida Conde da Boa Vista.
Mural Mangezassa – localizado no Edifício Almare da Av. Guararapes, este mega mural foi produzido pela Devassa como contrapartida ao Show Mangezassa realizado em Outubro de 2023 no Cais da Alfândega.
Arte Urbana – Através do Projeto Colorindo o Recife várias ativações por meio da arte urbana têm sido realizadas no Centro do Recife, a exemplo da renovação do letreiro do Marco Zero e Caranguejo da Feneart instalado no Cais da Aurora.
Rua dos Amores – O espaço é fruto de uma parceria da PCR com O Boticário e a agência Batux. O espaço foi reinaugurado no dia 26/10/24, onde o novo projeto promove uma ocupação através de murais com artes de origem local, demonstrando uma valorização da cultura recifense. Nesta edição, o Boticário convidou o pernambucano, Manoel Quitério, para fazer a curadoria de artistas locais, que pudessem expor na R.U.A dos Amores as suas obras. Adelson Boris, Alexsandra (Dinha) Ribeiro, Romulo Jackson, Glauber Arbos, Sarah Nazareth, Jade Matos e o Coletivo Aurora de Estrelas, são os nomes por trás dos painéis. Para além do passeio pelo local, a R.U.A dos Amores também pode ser conhecida e visitada através de um passeio, narrado pelo recifense Caio Braz. São 4 episódios que apresentam e contextualizam o ouvinte sobre a R.U.A dos Amores e seus arredores, incluindo outros pontos turísticos do Bairro do Recife. O conteúdo estará disponível no Spotify oficial do Boticário, desde de 26 de outubro de 2024.
Rota Galos Criativos – Em parceria com o Bloco Galo da Madrugada, as esculturas foram todas pintadas por artistas do Recife, e em todas elas há um QR Code, que identifica e exibe todo o histórico do artista responsável por cada obra.
Inaugurada em 1º de março de 2024, a Rota Galos Criativos, realizada no Centro de Recife, é um projeto que promove o turismo cultural e valoriza a criatividade artística local, instalando esculturas de galos estilizados em pontos icônicos da cidade. Inspirado no famoso bloco carnavalesco Galo da Madrugada, o percurso une arte e tradição, destacando a cultura pernambucana e convidando moradores e turistas a explorarem a cidade através dessa intervenção urbana.
As esculturas foram grafitadas por 11 talentosos artistas locais, incluindo Rafa Mattos, Leo Gospel, Shell, Lemos, Nomes, Magdala, Dani Acioly, Bubu, Inay, Zamb e Raoni, sob curadoria do artista plástico Shell Osmo, que também contribuiu com sua própria arte em uma das peças que se estende por 3,5 km, transforma o espaço urbano em uma galeria a céu aberto, passando por locais simbólicos e centrais do Recife, como:
Recifeando – Através do Recifeando é possível conhecer a história do Bairro do Recife, oferecendo, de maneira criativa, moderna e simples, um panorama sobre monumentos que fazem parte desse bairro que é referência de diversas intervenções que promovem condições criativas de viver a cidade. Com o aplicativo, o cidadão tem a possibilidade de traçar o seu roteiro de passeio pelo Bairro do Recife a partir de 10 tipos de classificação: igrejas, praças, monumentos, pontes, museus, prédios, torres, teatros, ruas, fortes e equipamentos turísticos.
Rec ‘n Play – Em 2022 e 2023 o Recentro partipou da programação do Rec ’n Play, evento organizado pelo Porto Digital e que ocupa as ruas e espaços do Bairro do Recife para discutir tenologia e inovação. Em 2022 o Recentro promoveu o polo de Ecologia Urbana na Praça da Indepêndencia com a oferta de shows, gastronomia, serviços e debates sobre o centro da cidade. Já em 2023, foi a vez de ocupar o jardim do Porto do Recife localizado entre o Cais do Sertão e o Centro de Artensato, ativando o Smartlet através da promoção de palestras e rodas de debate sobre diversos temas. Em 2024, a ativação do Recentro ocorrerá na Rua dos Amores com a Feira Bora Bora e uma apresentação do especial do Pagode do Didi.
Corridas – O Recentro apoia a realização de mais de 20 corridas que percorrem as ruas do Centro do Recife ao longo de todo ano, entre elas as corridas “Eu Amo Recife”, “Corrida das Pontes” e “Circuito das Estações”.
Temporada de Cruzeiros – Inicia-se sempre em novembro de cada ano e atrai cerca de 22 navios por temporada.
Recife é pra Sentir – O Projeto “Recife é pra sentir”, em busca de mais acessibilidade e inclusão, tem o intuito de levar ao Marco Zero intervenções direcionadas a pessoas cegas e de baixa visão. Em um dos trechos abarcados pelo projeto, próximo ao Rio Capibaribe e Armazéns, foi instalado corrimão com equipamento acessível em braile apresentando a paisagem local.
Recife Além do Olhar – O projeto instalou painéis táteis com informações em braille, letras ampliadas, pictolibras (sinais em Libras) e audiodescrições em três igrejas históricas da capital pernambucana. São elas: a Basílica do Carmo, a Igreja Madre de Deus e a Igreja Conceição dos Militares, todas localizadas na região central do Recife. A realização é da ID Inclusão e Design com o apoio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife.
Intervencentro – O projeto tem como objetivo instalar mobiliários urbanos em espaços de convívio público, pois sua presença pode agregar qualidade ao espaço. Além de deixar a cidade mais amigável, o mobiliário urbano ajuda em outras questões como segurança, iluminação e mobilidade urbana. A intervenção tem como objetivo a implantação de mobiliários urbanos em ruas importantes para o comércio do Centro do Recife: Rua do Hospício, Rua da Imperatriz, Rua Nova, Rua das Flores, Rua Duque de Caxias, Pátio do Livramento, Rua da Carioca, Travessa do Arsenal de Guerra (largo da Carioca) e Travessa do Forte.
Feira da Aurora – Em setembro de 2023 Recife ganhou esse novo espaço de lazer, convivência e negócios às margens do Rio Capibaribe. Além de fomentar a economia criativa, reunindo cultura, artesanato, sustentabilidade e música, a feirinha conta com atrações para todas as idades. A Feira da Aurora acontece todos os sábados, das 14h às 20h, na Rua da Aurora.