O 1º Seminário de Revitalização de Centros Urbanos, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (RJ), com o patrocínio da Caixa e Sebrae-RJ, realizado no dia 5 de novembro, discutiu o problema do esvaziamento das áreas centrais do Brasil e do mundo.
Cerca de 600 pessoas participaram do eventoentre estudantes de arquitetura, urbanismo eengenharia de diversas instituições, além de especialistas, gestores públicos e empresários para um debate sobre a reabilitação urbana. A chefe do Gabinete do Centro, Ana Paula Vilaça ,teve a oportunidade de compartilhar sobre as experiências da capital pernambucana na revitalização de áreas centrais.
“A reabilitação doscentros históricos integra cultura, arte, comércio, serviços e habitação. Essa é uma temática abrangente, que demanda o engajamento dos municípios para que possamos compartilhar e aplicar as experiências de forma coletiva”, afirmou. Ana Paula destacou o Programa Recentro, implementado em 2021 pelo prefeito do Recife, João Campos. Segundo ela, “possuímos uma estrutura administrativa focada na gestão integrada do Centro Histórico, promovendo um diálogo contínuo com atores estratégicos, como o Porto Digital, os comerciantes e a CDL, para abordar as pautas essenciais da região. Essa integração facilita a atração de pessoas de volta aos centros históricos, um desafio comum em várias partes do mundo”.