Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lançamento do livro “Porto Digital 25 anos – Inovação e Preservação no Centro do Recife”

Lançamento do livro “Porto Digital 25 anos – Inovação e Preservação no Centro do Recife”

O Porto Digital deu início às celebrações dos seus 25 anos com o lançamento do livro digital “Porto Digital, Inovação e Preservação no Centro do Recife”, em evento realizado no auditório do Cais do Apolo. A ocasião reuniu fundadores, autores, parceiros e gestores públicos em uma homenagem ao legado construído ao longo de um quarto de século no centro histórico da capital pernambucana.
A publicação — fruto de uma parceria com o BNDES, no âmbito do Projeto Cultural para Reabilitação de Áreas Centrais — reúne relatos em primeira pessoa, análises e reflexões de diversos protagonistas do ecossistema do Porto Digital. Entre os autores estão Amélia Reynaldo, Cláudio Marinho, Silvio Meira, Pierre Lucena, entre outros, com organização de Emanoel Querette e Léo Guimarães. O livro documenta não apenas os avanços em inovação e tecnologia, mas também o papel essencial do Porto Digital na reabilitação urbana do Bairro do Recife.
A mesa de abertura contou com falas emocionadas e históricas dos fundadores Silvio Meira e Cláudio Marinho, além de uma apresentação densa e inspiradora da arquiteta Amélia Reynaldo, que recuperou o percurso da política de preservação do centro desde os anos 1980. Ela destacou o papel da gestão pública, dos movimentos participativos e das decisões estratégicas que fizeram do bairro um território de inovação enraizado na memória urbana.
Silvio Meira reforçou que o Porto Digital é “um projeto de futuro”, voltado para os próximos 25 anos, construído por milhares de pessoas, instituições e parcerias — e que não deve se satisfazer com o que já foi feito. Já Cláudio Marinho fez um resgate da gênese do projeto, ressaltando a importância das metáforas mobilizadoras, como o nome “Porto Digital”, e o papel da decisão política visionária do então governador Jarbas Vasconcelos ao incluir o projeto no Pacto 21, ao lado de outras grandes obras estruturadoras.
Durante o evento, foi anunciado que os capítulos do livro serão discutidos em painéis temáticos ao longo do ano, aprofundando as diferentes dimensões do projeto: urbanismo, tecnologia, capital empreendedor, política pública e impacto social. Também foi divulgada uma grande celebração aberta com show de Lenine, prevista para dezembro, na Praça do Arsenal

Créditos: Izabele Brito