Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pelo terceiro ano, as casinhas juninas na Vila da Rio Branco, fortaleceu a economia e cultura no coração do Recife

Pelo terceiro ano, as casinhas juninas na Vila da Rio Branco, fortaleceu a economia e cultura no coração do Recife

O São João tomou conta do centro do Recife em 2025, mais uma vez celebrando as tradições com identidade, alegria e um forte impacto econômico positivo. E, pelo terceiro ano consecutivo, o Recentro – programa da Prefeitura do Recife, foi protagonista na articulação e execução da Vila Junina da Avenida Rio Branco, onde ficam as já tradicionais casinhas de gastronomia e artesanato.
Durante todo o ciclo junino, que aconteceu de 12 a 29 de junho, a cidade respirou cultura popular com uma programação vibrante, que incluiu shows na Av. Rio Branco, Caminhada do Forró, Quadrilhão e uma charmosa vila cenográfica no coração do Recife Antigo. A abertura, no dia 12, deu o tom da festa: muita música, cores, sabores e tradição.
Por trás desse grande evento, um esforço integrado da Prefeitura do Recife mobilizou cerca de 4 mil servidores, com destaque para as 3.770 ações da Guarda Municipal e a coordenação da Secretaria de Ordem Pública e Segurança (SEOPS), por meio do Centro de Operações do Recife (COP), replicando o modelo bem-sucedido já usado no Réveillon e Carnaval.
Mas é na atuação territorial e estratégica do Gabinete do Centro do Recife que reside um dos maiores diferenciais da festa. O programa desempenhou papel-chave na ocupação qualificada do centro histórico, promovendo a valorização cultural, o estímulo à economia criativa e a geração de renda.
Um dos destaques foi a coordenação da Vila Junina da Rio Branco, onde funcionaram as tradicionais casinhas com produtos típicos e artesanato local. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (PRODARTE) e garantiu a seleção, via edital, de 20 empreendedores, sendo 12 de artesanato e 8 de culinária artesanal. Todos residentes e atuantes no centro do Recife, reforçando o compromisso do programa com quem faz a cidade pulsar diariamente.
O impacto foi concreto: até o dia 25 de junho, o rendimento total dos empreendedores das casinhas somou R$ 115.371,00, consolidando a vila como polo de geração de emprego, renda e fortalecimento dos negócios locais.