Nas últimas duas semanas de março, às ações do Recentro foram apresentadas em dois eventos direcionados a gestores públicos, arquitetos e urbanistas – em São Paulo (SP) e na cidade de Resende (RJ). Na capital paulista, no dia 19, o encontro Cidades em Movimento – Caminhos para a Requalificação Urbana, reuniu especialistas na gestão das cidades. Já no Rio de Janeiro, o convite foi para levar a experiência da capital de Pernambuco para o evento que marca o início do Projeto de Revitalização do Centro Comercial de Resende, no dia 25. Nas duas ocasiões, a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, detalhou para o público a experiência do Recentro na requalificação do Centro Expandido do Recife.
No Centro Cultural de São Paulo, a gestora falou sobre benefícios fiscais, parcerias com a Sudene e o Banco do Nordeste para financiamento para construção de residenciais do tipo multiuso, intervenções imobiliárias que ajudam o comércio local, além da realização de diversos eventos que movimentam o Centro Histórico. “A temática da requalificação dessas áreas no país tem sido frequente nos debates promovidos pelas universidades, entre especialistas, além de ser um desafio para as gestões municipais. A Prefeitura do Recife assumiu de forma muito clara o compromisso de requalificar o nosso Centro, que tem uma importância histórica e cultural que não se pode medir”, comenta Ana Paula. Entre os pontos abordados no encontro esteve a desburocratização como forma de promover melhorias para o ambiente urbano. Só em 2024, 31 imóveis foram contemplados com a Lei do Recentro.
Já em Resende, Rio de Janeiro, a palestra foi a convite do SEBRAE. No evento, foram destacados o cuidado e manutenção com a área urbana, desenvolvimento econômico, promoção e habitação, preservação do patrimônio histórico, cultura e bem-estar, inclusão socioprodutiva e governança territorial. Os eixos do Recentro serviram como inspiração para o programa que será desenvolvido na cidade fluminense e que se chamará Resende Viva.