A cidade já entrou no clima da folia com a tradicional subida do Galo Gigante da Madrugada, que aconteceu na quarta-feira, 26 de fevereiro, sobre a Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife. Neste ano, o Galo Cidadão Ecológico chegou com um feito inédito: com 32 metros de altura, tornou-se o maior da história, celebrando seus 30 anos de tradição com uma forte mensagem de sustentabilidade e inclusão.
A estrutura, assinada desde 2019 pelo multiartista Leopoldo Nóbrega, foi totalmente confeccionada com materiais reutilizados, como mais de 20 mil garrafas PET, pneus, CDs e lonas descartadas. Além disso, neste ano, o Galo trouxe uma homenagem à população neurodivergente (TEA), exibindo um cordão de identificação do autismo e elementos marcantes da cultura pernambucana, como óculos estilo “mangueboy”, crista dourada, anéis dourados nas penas da cauda e sandálias Muxarabi feitas de pneus reciclados.
A subida do Galo aconteceu pouco antes das 19h, autorizada ao vivo pelo prefeito João Campos, e foi acompanhada por uma multidão de foliões e turistas, embalados pelo som vibrante do Bloco das Ilusões, Tribo de Caboclinhos Tupi, Clarins de Momo, Orquestra Veneza Brasileira e Companhia Luden de Dança.
