No auditório do Ministério do Planejamento, em Brasília (DF), a Semana de Urbanismo reuniu vozes e olhares visionários de todo o Brasil. Organizado pela Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos e pela Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais, com apoio de renomadas instituições como os Ministérios das Cidades e do Empreendedorismo, ONU-Habitat, Universidade de Brasília e Comunitas, o evento foi um marco para o debate sobre o futuro das cidades e suas áreas centrais. Entre diálogos vibrantes e trocas inspiradoras, o grande destaque para o Recentro, programa da Prefeitura do Recife, foi o lançamento da Cartilha de Boas Práticas da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais. Este documento é mais que um guia; é um manifesto coletivo, uma celebração de políticas públicas bem-sucedidas e um convite à transformação urbana. Nele, encontram-se histórias e estratégias de cidades que enfrentaram desafios e emergiram com soluções que integram sustentabilidade, inclusão, habitação, mobilidade e cultura. Ana Paula Vilaça, chefe do Gabinete do Centro do Recife e agora diretora da Rede Brasileira, empossada na ocasião juntamente a Janilson D’Limma, secretário adjunto de Assuntos Metropolitanos do Maranhão, apresentou a cartilha com entusiasmo. Para ela, o material é um farol iluminando caminhos para gestores, técnicos e todos os que sonham com cidades mais inclusivas e pulsantes.
“Nossa cartilha é uma ferramenta prática, mas também uma inspiração para qualquer município que deseje resgatar a vitalidade de seus territórios centrais como temos feito no Recife.”
Resultado da Votação Para Composição da Diretoria da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais
A chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana PaulaVilaça, foi escolhida, de forma unânime, para assumir aDiretoria da Rede Brasileira de Urbanismo em ÁreasCentrais para o mandato de um ano, podendo ser prorrogável por igual período. A posse ocorreu no final de novembro em Brasília durante a Semana de Urbanismo. Oatual secretário-adjunto estadual das Cidades e Desenvolvimento Social do Maranhão, Janilson D’Limma,foi eleito diretor-adjunto da Rede.