O trabalho também é baseado em diversas escutas com entidades que atuam no Centro, totalizando mais de 300 demandas e sugestões da sociedade já registradas. O principal canal de escuta e participação do Recentro é a sua Instância de Governança Cidadã, regulamentada pelo Decreto nº 37.325/2023, constituída por mais de 60 entidades do setor produtivo, academia, sociedade civil, legislativo e poder público.
Rede de Urbanismo em Áreas Centrais
O Recentro está liderando uma cooperação técnica com mais 08 capitais brasileiras que vêm desenvolvendo ações de reabilitação em áreas centrais. São elas: São Luis, Salvador, Campo Grande, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Manaus. Essa iniciativa construiu a Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais e conta com o apoio do Ministério das Cidades e da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos. A Rede foi lançada oficialmente durante o Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais, sediado na capital pernambucana em Junho de 2024. O evento, que contou com a UFPE e a UNICAP como integrantes da comissão organizadora, reuniu especialistas de todo o país para discutir caminhos para a construção de políticas públicas integradas para a reabilitação dos centros urbanos. Foram mais de 500 pessoas presentes durante 03 dias de evento.
Plano do Centro
O Centro do Recife na Rota do Futuro: Plano do Centro do Recife surge com o intuito de evitar intervenções isoladas e promover um planejamento eficiente e relevante para o Centro, explicitando as prioridades estratégicas em torno de um conjunto articulado e convergente de ações que levem a um processo combinado de reabilitação urbana, dinamização econômica, conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida da população das áreas centrais do Recife. Já foram realizadas diversas escutas estratégicas com importantes segmentos como o mercado imobiliário, o comércio, academia, entre outros. Também foi aplicada uma pesquisa de percepção com os moradores da cidade, totalizando mais de 12.000 respostas. A previsão é que no início de 2025 seja lançada a primeira versão do Plano com a indicação de metas e uma carteira de projetos estratégicos de curto, médio e longo prazo.
Estudo BNDES – Por meio de uma parceria entre o BNDES e a Prefeitura do Recife, o Consórcio liderado pelo famoso escritório de arquitetura Jaime Lerner está elaborando estudos técnicos e execução de serviços especializados para requalificação de uma das mais icônicas área do Recife: a Avenida Guararapes, localizada no bairro de Santo Antônio. Os serviços incluem numa primeira fase, diagnósticos técnicos e jurídicos, bem como estudos de inteligência de mercado e de vocação imobiliária, inclusive a elaboração de um masterplan de ordenamento e ocupação da área, associada ao projeto conceitual de arquitetura e engenharia. O Estudo deve propor ainda alternativas de modalidades de estruturação para se chegar a um modelo de negócios para a reabilitação da Avenida Guararapes e de seu entorno.
Aliança pelo Centro do Recife (WRI) – O projeto é uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Alemão (DIE), da Universidade das Nações Unidas (UNU), do WRI Global e do Instituto Internacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED), financiado pelo Ministério de Meio Ambiente da Alemanha. A iniciativa busca gerar transformação urbana sustentável e inclusiva nas cidades onde atua. Na capital pernambucana, está atuando especificamente na comunidade do Pilar. O projeto está sendo executado através de uma governança compartilhada, a Aliança Pelo Centro do Recife, grupo que reúne atores do poder público, com a participação do Recentro, do setor privado e da sociedade civil, inclusive moradores da Comunidade.
Fruto dessa cooperação está sendo implementada a Rota da Infância, na comunidade do Pilar, projeto que tem como objetivo gerar fluxos seguros e promover o brincar nos espaços públicos, gerando uso em diversas horas do dia e, como consequência, aumentando a segurança e atratividade da rua e sua integração com o restante do Bairro do Recife. O projeto atual se trata da primeira etapa da intervenção que, no futuro, visa conectar o conjunto habitacional à praça pública existente no entorno, de forma segura e lúdica.
Cooperação Recife-Nantes – O Recife e a cidade de Nantes, localizada no Oeste da França, reforçaram seus acordos de cooperação, que marca a continuação da parceria que existe desde 2003. Desde o primeiro pacto de colaboração, as duas metrópoles têm unido esforços em diversas empreitadas, consolidando os vínculos entre suas respectivas regiões. O recente acordo delineia três áreas prioritárias de cooperação, nas quais Recife e Nantes destacam a relevância da ação climática e se empenham em fomentar comunidades urbanas sustentáveis e orientadas para o bem-estar.
O acordo destaca ainda o compromisso em combater todas as formas de discriminação, com foco especial na igualdade de gênero. Recife e Nantes pretendem se tornar modelos de cidades não sexistas, trabalhando em igualdade na representação, mudança de perspectivas e combate a estereótipos.
Ele também determina que a colaboração englobará uma grande variedade de colaboradores, abrangendo a área cultural, organizações e instituições acadêmicas. Além disso, possui uma duração de quatro anos, com a possibilidade de renovação.
O Lab V.U.C.O. – Viver o Urbano Caminhando e Ocupando é fruto dessa cooperação e vêm realizando intervenções urbanas no Centro do Recife, como a instalação de mobiliários e a ativação de espaços por meio de um laboratório localizado na Rua Duque de Caxias.