Durante os dias 21 e 28 de Fevereiro de 2024, aconteceram a quarta e a quinta reuniões da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais. O projeto tem como objetivo trocar experiências, conhecimentos e debater ideias sobre projetos existentes e futuros em centros históricos de nove cidades do Brasil: Belo Horizonte, Campo Grande, Manaus, Porto Alegre, Salvador, São Luís, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Uma reunião teve como pauta a apresentação dos projetos realizados pela prefeitura de Belo Horizonte no seu Centro Histórico, para troca de experiências com os demais participantes da rede. A outra, teve como pauta o debate sobre o conceito e formação da rede.
Reunião entre Recentro UFPE e UNICAP
Aconteceu a primeira reunião para formação da Comissão Organizadora do Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais, composta pelo Recentro, a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e a Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. A agenda tem como objetivo planejar e organizar o Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais, a ser realizado ainda no primeiro semestre de 2024. O Encontro busca reunir representantes de capitais brasileiras com programas específicos de reabilitação de Centros Históricos e pesquisadores para discutir o tema, promovendo um evento aberto ao público.No evento será oficializada a formação da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais, uma cooperação entre cidades focadas na reabilitação de Centros Históricos.
1ª Reunião de Planejamento estratégico 2024 da frente parlamentar em Brasília
A chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, participou da primeira reunião presencial de Planejamento Estratégico 2024 da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos, em Brasília. Ana Paula Vilaça integra o Conselho, que é estabelecido no âmbito do Congresso Nacional. Na ocasião, foi realizada uma dinâmica em grupo para troca de experiências em prol das melhorias dos centros das cidades.
Reuniões da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais
Em Janeiro, foram iniciadas as reuniões da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais. A Rede é composta por representantes de 9 prefeituras do Brasil: Belo Horizonte, Campo Grande, Manaus, Porto Alegre, Salvador, São Luís, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, organizado pelo Gabinete do Centro de Recife (Recentro), além do governo do estado do Maranhão. As reuniões tiveram como pauta o Acordo de Cooperação para formalização da Rede, além de discussões sobre o funcionamento da mesma e apresentação das ações e projetos desenvolvidos pelo programa Recentro.