Inaugurado no encerramento das celebrações dos 500 anos do Brasil, em 2000, o Parque de Esculturas Francisco Brennand completa seu Jubileu de Prata como o guardião visual do Recife Antigo. Erguido sobre o molhe de arrecifes, o espaço funciona como um museu a céu aberto onde a icônica Coluna de Cristal de 32 metros e as serpentes de bronze narram a história da cidade sob a ótica mística de Brennand. Ao longo destas duas décadas e meia, o monumento consolidou-se não apenas como um ponto turístico, mas como o “portal de entrada” marítimo que define a identidade estética da capital pernambucana.
O parque celebra este marco histórico em uma fase de renascimento. Graças a uma recente e profunda requalificação entregue pela Prefeitura do Recife, o acervo de cerca de 100 peças foi restaurado sob a supervisão técnica de colaboradores originais do artista. A instalação de monitoramento por câmeras 24 horas, a nova iluminação cênica e a reconstrução do píer de acesso garantem que o público possa redescobrir o espaço.
Quem visitou o Parque no dia 28/12 (domingo) participou ativamente da comemoração. A equipe do Recentro distribuiu 200 saquinhos de pipocas aos visitantes como uma forma de marcar esta tão importante data.